segunda-feira, 27 de abril de 2015

Cuidado Com a Dengue

 Olá pessoal!! Como estão??

 Acho que esse vai ser mais um post que vocês podem acabar considerando clichê, mas é um clichê necessário, pois mesmo sendo um assunto comum e amplamente divulgado ainda não tomamos consciência do perigo da dengue.

 Diariamente nos rádios e jornais recebemos alertas do surto de dengue principalmente em cidades de clima quente e úmido. Tais meios nos mostram formas de erradicar criadouros e tentam conscientizar a população dos riscos da doença, mas mesmo assim ano após ano a história se repete, centenas de pessoas infectadas, alguns casos fatais, etc..

 Venho então tentar reforçar a mensagem do perigo da dengue.. Por isso selecionai abaixo alguns tópicos e curiosidades sobre a doença:

  - De onde veio a Dengue?

 A dengue não tem origem em nosso país. Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti a dengue tem origem africana e foi introduzida na America do Sul através dos navios negreiros que vieram da Africa. Entretanto o nome Dengue é de origem espanhola e quer dizer "manha".

  - Que tipo de doença é a Dengue?

 A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, que é um vírus oriundo de artrópodes.

  - Onde ocorre?

 Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais, no verão e durante períodos chuvosos.

  - Quais são os sintomas?

 Os sintomas da dengue são variados, e por isso nem sempre o infectado vai apresentar todos os sintomas, além disso são sintomas bastante genéricos e confundidos com sintomas de gripe e virose, por isso bastante atenção aos sintomas abaixo:
 * Febre alta com inicio súbito
 * Dores de cabeça
 * Dor atrás dos olhos
 * Perda de paladar e apetite
 * Manchas e erupções na pele
 * Náuseas e vômitos
 * Tontura
 * Cansaço extremo
 * Moleza e dor no corpo
 * Dor nas articulações

 - Com sintomas tão genéricos onde mora o perigo?

 Bom pessoal, em uma cultura de auto-medicação que vivemos o perigo está em querermos adivinhar e nos tratar sozinhos neglicenciando e muito o perigo da auto-medicação. No caso da dengue não se pode tomar praticamente nenhum medicamento, sendo muitas vezes receitados apenas o Paracetamol. O uso de outros medicamentos pode trazer complicações para o enfermo.

  - O que fazer em caso de sintomas de dengue?

 Vá até o hospital ou posto de saúde mais próximo e será realizado um exame de sangue para saber se você está infectado com a doença.

  - Como erradicar a dengue?

 O mosquito da dengue bota seus ovos em locais com água parada, para que os mesmos possam se desenvolver, logo a unica forma de acabar com a doença é erradicando locais de água parada, pelo menos as que estão ao nosso alcance.
 * Tampe caixas da água, pode não parecer mas caixas da água são ótimos criadouros para a dengue
 * Mantenha tampado tornéis e barris de água e lave os baldes usados para armazenar água, pois o ovo do mosquito pode sobreviver sem água por vários meses.
 * Coloque areia nos pratinhos de plantas.
 * Não deixe pneus velhos em áreas descobertas, pois podem acumular água
 * Limpe qualquer detrito que possa estar obstruindo a calha, assim a água da chuva não se acumulará lá.

  - O que fazer caso o criadouro esteja em áreas publicas?

 Claro que existem criadouros que estão em áreas publicas, tipo aquele monte de entulho que jogaram no terreno baldio ao lado. Nesse caso ligue para o órgão responsável pela limpeza de áreas publicas da sua cidade!!

 Bom pessoal, espero que tenham gostado! Sei que o assunto é um pouco chato, mas é preciso conscientização!

 Beijos, até a proxima

3 comentários:

Karen Bartolomeu disse...

Muito muito legal da sua parte separar um tempo para falar sobre um assunto tão importante. Adorei!

www.karenbartolomeu.com

Unknown disse...

Obrigada Karen!! Acho importante divulgar esse tipo de coisa pois o surto de dengue está bem feio por aqui!! É de dar medo

Unknown disse...

Post de utilidade pública, reforçar nunca é demais,,,,Uma pena que nosso país esteja sendo assolado por essa doença e o mais triste é que existem várias pessoas contribuindo para tal.

Post muito bom mesmo.

Bom domingo.

Red and Vintage

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem vindo! Sinta-se a vontade para dar sugestões, criticas e elogios, porém fique atento à algumas regrinhas e avisos:

• Comentários agressivos, racistas, preconceituosos ou que ferem de alguma forma a integridade moral da escritora e de leitores serão excluídos.

• Estou permitindo comentários anônimos pois sei que algumas pessoas não são usuárias do blogger e muitas não gostam de colocar seus e-mails no formulário de comentários, porém se os comentários anônimos começarem a ser usados com os proposito de difamação, preconceito, entre outros irei alterar essa configuração

• Também tem um blog? Deixe o link no comentário e terei o prazer de visitar! É sempre bom conhecer novos blogs!!

• Tem conta do Google+, sinta-se a vontade para seguir e conversar! (Google+ : Living Doll - livingadoll@gmail.com)

Obrigada pela atenção,
Living Doll